quero participar!
Início  >  Participar  >  Propostas para Orçamento Participativo 2013  >  Criação de Ginásio ao Ar Livre na Freguesia do Forte da Casa.

Criação de Ginásio ao Ar Livre na Freguesia do Forte da Casa.

Designação: manutençao e ginásio ao ar livre.

ropõe-se a criação de um circuito de manutenção que inclua também um ginásio ao ar livre, dado que no Forte da Casa ou nas suas imediações não existe qualquer equipamento deste tipo (apenas em Santa Iria ou entre Alhandra e Vila Franca existe um equipamento deste género).

É vulgar no Forte da Casa observar pessoas a caminhar ou realizar outras atividades físicas ao ar livre (corrida) nas ruas do interior da vila, na estrada nacional 10 ou, mais recentemente, após a sua edificação, na estrada que serve os armazéns junto à linha férrea (entre os caniços e a zona dos atuais armazéns da Ford).

Estas caminhas e corridas de manutenção são realizadas de forma desorganizada e insegura, desde logo porque os condutores das viaturas ainda não respeitam da forma devida o peão e, por outro lado, temos de reconhecer que determinadas zonas e as próprias estradas escolhidas se destinam aos carros ou atividades concretas e não a caminhadas ou corridas.

Existindo alternativas adequadas estamos convencidos que captaremos não só aqueles que presentemente praticam estas atividades de ar livre, como outras pessoas irão aderir a esta forma fácil, suave, saudável e económica de cuidar da saúde e físico.

Dada a extensa área por urbanizar (local para onde se encontram projetadas as 3.ª e 4.ª fases) na parte mais alta da vila do Forte da Casa, assim como as partes de percurso já existentes (faixa de terreno situada entre a Rua António e o Bairro do Pocinho e a percurso com inicio na portaria da Escola Secundária e fim na área do parque salgueiro maia), poderia conceder-se aqui o referido percurso de manutenção (com cerca de 3 ou 4 km’s) incluindo estações de ginástica ao ar livre (flexões verticais; abdominais; argolas; barras laterais; e outros equipamentos do género) que permitam a todos, inclusive aqueles que gostam de o fazer ao ar livre ou tem dificuldades económicas, manter o físico e a saúde.

A zona proposta tem como mais-valias a paisagem sobre o rio, o ar puro que ainda ali se consegue respirar e trata-se de uma zona onde as pessoas podem contactar com o património histórico (redutos ligados às invasões francesas) que dá nome e identidade à vila.

Devidamente enquadrado e concebido esta proposta permitirá requalificar algumas zonas públicas, proporcionará bons momentos de lazer aos indivíduos e às famílias que gostem de interagir com meio ambiente, com o campo e que se encontrem cansadas de ver canalizados os seus impostos para criação e manutenção de extensas zonas relvadas que adornam mas não contribuem decisiva e construtivamente para o seu bem-estar.

Sistema
14-07-2012
Forte da Casa

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Equipa do OP
Estrada Nacional 10
Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, 1.º andar
2600-203 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 287 600
E-mail: op@cm-vfxira.pt

mais contactos
© 2016 Todos os direitos reservados