quero participar!
Orçamento Participativo > Histórico de Orçamentos

Histórico de Orçamentos

Lista de Orçamentos em Execução.

 





No dia 31 de julho terminou a fase de votação dos projetos do OP 2015, na qual 55 propostas estiveram a votação.

Agradecemos a participação de todos, e foram muitos,  neste projeto de cidadania ativa.

Neste momento os resultados estão a ser apurados, sendo que brevemente os projetos vencedores irão ser divulgados.

Salientamos que esses projetos serão executados durante o ano de 2016.

Qualquer questão, não hesite em contatar.

Participe! Venha Decidir!




O milhão de euros que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira disponibilizou será agora aplicado na implementação dos projetos que os cidadãos escolheram.

A fase de votação das propostas do OP 2014 terminou no passado dia 31 de julho. Foram 45 as propostas apresentadas e colocadas a votação, priorizando o investimento de 1.000.000,00€ do orçamento municipal, gerando intervenções participadas, numa partilha de responsabilidades entre cidadãos e instituições.

O OP 2014 foi o processo mais participado e participativo dinamizado pelo Município, tendo atingido um total de cerca de 11.400 participações, entre presenças nas sessões públicas, apresentação de propostas e votação das propostas elegíveis, nos termos das Normas de Participação. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira agradece a todos e a todas a sua contribuição e participação.

Irá agora ser dado início à fase de implementação dos projetos, processo que se deseja igualmente participado e partilhado por todos.

Aos proponentes dos projetos que serão implementados os nossos parabéns e a todos os participantes o nosso agradecimento. De modo a melhorar e fazer do OP 2015 um processo ainda mais aberto, inovador, democrático e promotor de uma cidadania ativa e empenhada, agradecemos o preenchimento do questionário de avaliação.

Continue a Participar! Venha Decidir!





O Orçamento Participativo de Vila Franca de Xira tem como objetivo contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação de recursos municipais.

O âmbito territorial do Orçamento Participativo abrange todo o território do Concelho de Vila Franca de Xira, os temas prioritários estabelecidos pelos cidadãos para cada freguesia, e todas as áreas de competência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O montante global do Orçamento Participativo 2012|2013 é de 1.000.000 euros.

Fase 1 - Princí­pios e normas de participação
Fase 2 - Lista de temas prioritários
Fase 3 - Lista de propostas
Fase 4 - Lista provisória de projetos
Fase 5 - Lista de projetos em votação
Fase 6 - Resultados da votação





A participação dos cidadãos na definição das políticas e na melhoria dos serviços públicos é fundamental para uma gestão local bem-sucedida.

Neste sentido, o Município de Vila Franca de Xira aprovou o Orçamento Participativo 2011|2012, um projeto inovador com vista a fomentar a participação pública, bem como a promover a sustentabilidade ecológica, integrando igualmente medidas no âmbito dos planos de promoção da acessibilidade, o que se irá refletir numa melhoria da qualidade de vida de todos.

Esta iniciativa envolve 8 projetos de requalificação de espaços públicos urbanos, pré-selecionados e garante a implementação de 1 projecto em cada uma das 4 freguesias contempladas – Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, Vialonga e Vila Franca de Xira.

O montante global do Orçamento Participativo 2011|2012 é de 500.000 euros.

Fase 1 - Normas de Participação
Fase 2 - Apresentação
Fase 3 - Resultados
Fase 4 - Ponto de situação OP 2011/2012




Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Equipa do OP
Estrada Nacional 10
Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, 1.º andar
2600-203 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 287 600
E-mail: op@cm-vfxira.pt

mais contactos
© 2016 Todos os direitos reservados