Início  >  Participar  >  Propostas para Orçamento Participativo 2012  >  Instalação de Sistema de Divulgação Cultural de Vila Franca de Xira

Instalação de Sistema de Divulgação Cultural de Vila Franca de Xira

Nota: A proposta inicial foi desdobrada em dois projetos Rede Wireless + Sistema de Divulgação Cultural.

Designação: Rede Multimédia Cultural e de Desenvolvimento Economico.

Apresentado por:
Objectivos do Projecto:

Utilização com finalidades de desenvolvimento cultural e coesão social da Rede Multimédia Municipal parcialmente já instalada no Concelho de Vila Franca de Xira

Criação de um melhor ambiente cultural utilizando o espaço público junto das unidades económicas que lhes proporcionará um aumento da sua rentabilidade

Desenvolver e dar continuidade aos investimentos públicos e privados já realizados (ex: MODCOM) dando-lhes agora uma natureza tecnológica de utilização permanente com vista a um melhor desenvolvimento cultural das populações

Área de implantação:

Vila Franca de Xira


Funcionalidades (descritivo Técnico):
A implementação de rede multimédia vai permitir obter inúmeras valências tecnológicas, permitir o desenvolvimento e modernização do tecido empresarial, a utilização da rede multimédia pelo comércio local e ao serviço do público em geral.

A rede multimédia assume-se como um instrumento de continuidade e simplificação da organização de eventos com destaque para as épocas festivas.

Alguns dos aspectos mais relevantes:
• Sonorização permanente com publicidade, informações genéricas ou até com possibilidade de servir de meio de comunicação para informações de carácter de âmbito cultural.

• Massificação de Wi-Fi, do acesso à Internet e a incorporação da tecnologia mobile (smatphones, tablets, etc.) no comércio local e para o público em geral optimizando a integração cultural em processo de TI.

• Possibilidade de incorporação de vídeo-vigilância em locais públicos, como monumentos, centros históricos e outros com vista ao aumento de segurança e protecção do espólio cultural.

• Divulgação de conteúdos e publicidade com som e imagem através de outdoors eletrónicos, criação canais de TV corporativos/temáticos.

• Possibilidade de investimento em projectos como comércio on-line, portais e páginas web, com vista a divulgação de produtos e serviços.

A implementação da rede multimédia será executada, sobre a estrutura de rede óptica concelhia já existente ou em fase de execução.

Esta rede de base tecnológica será o motor visível do desenvolvimento do concelho nas TI’s e inovação, pondo ao serviço do cidadão comum e das empresas em particular, as valências tecnológicas que permitiram o desenvolvimento do comércio e serviços no “Casco Histórico” das nossas cidades promovendo o desenvolvimento económico e cultural.

Desta forma pretende-se contrariando a sua desertificação e abandono muitas vezes motivado por falta de meios de modernidade para a habitabilidade e exploração empresarial.

Este projecto por outro lado vem consolidar investimentos já realizados no passado vulgo “modcom”e “urbcom” fornecendo um instrumento em falta nos anteriores projectos, o meio de comunicação, desta vez de forma permanente para a animação de rua e transposição da economia local no conceito universal “3” (Internet social), pedra angular do desenvolvimento das nossas sociedades.
Sistema
18-07-2012
Vila Franca de Xira

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Equipa do OP
Rua Manuel Afonso de Carvalho, 27 - 1º
2600-183 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 285 600
E-mail: orcamento.participativo@cm-vfxira.pt

© 2016 Todos os direitos reservados